Gestão de resíduos de serviços de saúde

A Corpus é especialista e trabalha tomando todos os cuidados

A gestão de resíduos de serviços de saúde é um serviço fundamental para a preservação do meio ambiente. Através dela é possível fazer o descarte correto do lixo gerado por hospitais e clínicas de saúde.

O lixo hospitalar possui uma grande variedade de substâncias tóxicas, inflamáveis e até radioativas, sendo assim, é necessário que haja um descarte especial desses materiais. Entenda os detalhes de como a Corpus Saneamento e Obras faz a coleta e o descarte dos resíduos de serviço de saúde.

Por que é importante fazer a gestão de resíduos de serviços de saúde?

https://corpus.com.br/wp-content/uploads/2017/07/Gestao-de-residuos-de-servicos-de-saude.jpg

Como se trata de um lixo que contém inúmeros materiais que possuem agentes biológicos infectantes, ele possui um maior risco ambiental. E caso entrem em contato com o solo ou com a água, podem causar danos severos tanto à natureza quanto às pessoas.

Além disso, quando não há o gerenciamento de resíduos de saúde e os materiais são descartados de forma incorreta, em aterros sanitários comuns, eles podem trazer um enorme risco e contaminação aos catadores de lixo.

Quais as regras da ANVISA para descarte de resíduos hospitalares?

Para elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde, é importante estar atento às regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

As normas tratam desde a origem até o destino de todo o lixo hospitalar gerado por hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios, necrotério e entre outros. São elas:

- Designação de profissionais que possuem registro ativo junto ao Conselho de Classe para exercer a função de Responsável pela elaboração e implementação do PGRSS;

- Promover a capacitação e o treinamento inicial e de forma continuada dos funcionários envolvidos no gerenciamento dos resíduos de serviço de saúde;

- Fazer constar nos termos de licitação e de contratação sobre os serviços referentes ao gerenciamento;

- Requerer às empresas prestadoras de serviços terceirizados a apresentação de licença ambiental para o tratamento ou disposição final dos resíduos de serviço de saúde;

- Requerer aos órgãos públicos responsáveis pela execução da coleta, transporte, tratamento ou disposição final dos resíduos de serviços de saúde, documentação que identifique a conformidade com as orientações dos órgãos de meio ambiente;

- Manter registro de operação de venda ou de doação dos resíduos destinados à reciclagem ou compostagem.

Quais os resíduos gerados pelos serviços de saúde?

Para fazer corretamente a gestão de resíduos de serviços de saúde, é importante seguir as indicações dos resíduos gerados que serão descartados. Para isso, é importante trabalhar de acordo com a Resolução RDC nº 33/03, onde os resíduos hospitalares são classificados da seguinte forma:

Grupo A

Neste grupo estão os materiais potencialmente infectantes, que possuem a presença de agentes biológicos que apresentam risco de infecção, como bolsas de sangue contaminado, gases e algodões ensanguentados.

Grupo B

O grupo B são os materiais que contêm substâncias químicas capazes de causar risco à saúde ou ao meio ambiente, independente das características inflamáveis, de corrosividade, reatividade e toxicidade, como medicamentos para o tratamento de câncer, reagentes de laboratórios e substâncias para revelação de filmes de Raio-X.

Grupo C

No grupo C estão os rejeitos radioativos, materiais que dispõem de radioatividade em cargas acima do padrão e que não possam ser reutilizados, como os exames da medicina nuclear.

Grupo D

Neste grupo estão os resíduos comuns, ou seja, qualquer lixo hospitalar que não tenha sido contaminado ou possa provocar acidentes, como gesso, luvas, gazes, papéis e outros materiais que sejam capazes de serem reciclados.

Grupo E

Já no grupo E estão todos os objetos e instrumentos perfurocortantes, que há a possibilidade de furar ou cortar, como lâminas, bisturis, agulhas, ampolas de vidro, entre outros.

A Corpus Saneamento e Obras trabalha pensando nas pessoas e no meio ambiente!

A Corpus Saneamento e Obras é uma empresa especializada em coleta, transporte e destinação final de resíduos, desde lixo de origem doméstica até materiais perigosos. Realizamos a gestão de resíduos de serviços de saúde sempre pensando na manutenção de áreas verdes e na saúde das pessoas.

Trazemos diferentes soluções na gestão de resíduos de serviços de saúde, como a coleta de resíduos com zero emissões de CO2, além da consultoria em processos de licenciamento ambiental. Conte com a credibilidade e a dedicação de profissionais especializados para realizar a coleta e o descarte seguro do lixo hospitalar. Entre em contato conosco!

Faça seu Orçamento

    *Campos de preenchimento obrigatório.