Corpus - Saneamento e Obras

Portal Corpus

Compartilhe:

Você sabe o que é aterro sanitário?

O Brasil ainda possui mais de 2 mil depósitos irregulares de lixo. Os aterros são os meios mais eficazes e seguros para disposição final de resíduos.

O ano de 2024 é o marco na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) para o fim dos lixões no Brasil. Porém, o país ainda possui 2,5 mil depósitos irregulares que recebem quase 28 milhões de toneladas de resíduos por ano. Material que se decompõem à céu aberto, sem tratamento nenhum. O equivalente a 700 estádios do Maracanã, segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), gerando grande impacto ao meio ambiente e à saúde da população.

A forma correta de disposição final dos resíduos é o aterro sanitário. Você sabe o que é aterro sanitário?

Os aterros sanitários são importantes obras de engenharia. São locais eficazes e preparados para armazenar com segurança os resíduos que não podem ser valorizados.

Eles cumprem toda uma legislação ambiental, inclusive com padrões rigorosos, para tratamento do solo – que é compactado e recebe uma manta de impermeabilização -, drenagem dos gases e do chorume, monitoramento do lençol freático e acompanhamento de estabilidade do terreno. Periodicamente, o aterro é fiscalizado e atestado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

Muito se discute hoje sobre a importância do aterro sanitário. Ele não é vilão, ao contrário, é um meio essencial para minimizar impactos causados pela grande geração de resíduos urbanos e industriais diariamente.

Hoje, as políticas e agendas ambientais já falam da necessidade de se priorizar a aplicação de processo de valorização e tratamento de resíduos como, por exemplo, a reciclagem e a compostagem. Porém, os rejeitos, ainda precisam receber a disposição final correta, que é feita através do aterro sanitário.

Saiba mais sobre máximo aproveitamento dos resíduos: https://corpus.com.br/o-maximo-reaproveitamento-dos-residuos/

Energia Limpa

Os aterros também são fontes de energia limpa. O reaproveitamento do gás metano oriundo do aterro sanitário por meio da instalação de Usina Termoelétrica de Biogás.

A planta gera energia elétrica, limpa e renovável, a partir do biogás extraído do processo de decomposição da matéria orgânica dos resíduos destinados no local.

A captação do biogás é feita por meio de uma malha de dutos, que aspira os gases até um sistema de desumidificação. A redução da umidade torna possível a queima do biogás nos motogeradores, produzindo assim energia elétrica.

Copyright © 2024 Corpus Saneamento e Obras Ltda. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade | Mapa do Site

Agência FG - Uma Agência Full Service que Faz Acontecer!