Veja Outros Serviços
Faça o seu Orçamento
(19) 3825-5050
Conheça os serviços de gestão de aterro sanitário da Corpus
O aterro sanitário é projetado para lidar com resíduos sólidos urbanos (RSU) de maneira segura e ambientalmente correta. Assim, o principal objetivo do serviço é descartar lixos urbanos com foco em minimizar seu impacto no meio ambiente e na qualidade de vida de todos.
Pensando nisso, a Corpus oferece serviços de Gestão e Operação de Aterros Sanitários e Inertes, essenciais para o descarte adequado de materiais não recicláveis. Confira!
O que é aterro sanitário?
Um projeto de aterro sanitário é importante recurso para a gestão de resíduos sólidos urbanos, provenientes de residências, indústrias, hospitais e, até mesmo, da construção civil.
É, portanto, excelente alternativa para evitar a contaminação do solo, do ar e da água. Isso, pois, oferece a finalização adequada aos rejeitos, impedindo o surgimento de problemas graves no meio ambiente.
Afinal, só no Brasil são gerados anualmente cerca de 82,5 milhões de rejeitos, segundo a Associação Brasileira de das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE). E, muitos desses resíduos sólidos não chegam ao aterro, sendo, antes, abandonados em lixões. Portanto, garantir a destinação correta, deve ser uma preocupação constante das empresas.
Especializada na gestão e operação de aterros, a Corpus oferece inúmeras ações ambientais destinadas ao setor público e privado. Cuidamos desde coleta, transporte, até a destinação final. Além de possuir todo o aparato necessário para o desenvolvimento de projetos, implantação, readequação e monitoramento.
Qual a diferença entre lixão e aterro sanitário?
A principal diferença entre lixão e aterro sanitário está no fato de que o primeiro é um ambiente não controlado, utilizado para descarte de resíduos sólidos com alta propensão a poluição do solo e da água.
E, além de causarem enchentes, favorecem o aparecimento de ratos, escorpiões, baratas e outras pragas transmissoras de doenças.
Já os impactos ambientais aterro sanitário são bem menores. Até porque possuem uma estruturação e planejamento pensado em todo o ciclo do produto, desde a produção até o destino final. Sendo, portanto, completamente controlado por órgãos reguladores, a fim de evitar a contaminação do meio ambiente.
Como funciona um aterro sanitário?
Além das diferenças entre lixão e aterro sanitário, é importante saber como é a estrutura de um aterro sanitário e seu funcionamento.
Por exemplo, a obra de engenharia projetada segue as Normas da ABNT NBR 8419/1992, para destinação de rejeitos sem causar danos à natureza. A maioria desses espaços encontra-se longe dos centros urbanos.
Neles, a base é coberta como uma camada impermeável de plástico, evitando que compostos químicos, como chorume, se infiltre no solo e contamine os lençóis freáticos.
Ainda, os tipos de aterro sanitário precisam contar com sistema de captação de gás metano, carbônico e vapor d’água, frequentemente utilizados na produção de energia. Além de drenagem pluvial que impede o contato do lixo com a chuva.
Quais as vantagens do aterro sanitário?
Investir na construção de aterro sanitário não traz apenas benefícios para a imagem da organização, mas também contribui para a saúde da população e do planeta.
Isso, pois, a área reduz as consequências ambientais de materiais não inertes, diminui o risco de liberação de gases poluentes e, ainda, é gerador de energia renovável.
Contrate os serviços de gestão de aterro sanitário da Corpus!
Agora que você já sabe o que são aterros sanitários, conte com os serviços de gestão da Corpus. Aproveite para conhecer os trabalhos da nossa empresa. Afinal, contamos engenheiros capacitados para desenvolver os mais elaborados projetos de aterro controlado e aterro sanitário de inertes, visando atender às diversas necessidades das cidades onde estão instalados.
Assim, cuidamos de todo planejamento, construção, operação e manutenção do local. Além de oferecer diversas soluções sustentáveis para a sua empresa.
Entre em contato conosco e conheça outros serviços, como a Coleta, Transporte e Disposição final de Resíduos Sólidos Urbanos, Ecopontos e mais!