A preservação do Meio Ambiente é prioridade em Salto. Na última sexta-feira, 12 de julho, a cidade ganhou mais um ponto de apoio para o descarte voluntário de materiais recicláveis, o Ecoponto 9, situado no Jardim Bandeiras.
O diferencial desta unidade é que ela possui um Centro de Educação Ambiental (CEA). Durante solenidade de inauguração, o Prefeito de Salto, José Geraldo Garcia, destacou a importância de espaços como esses para garantir melhorias na saúde e na qualidade de vida da população.
“Tenho certeza que muita gente está preocupada em melhorar o ambiente e a saúde da nossa população, pois a luta ambiental é constante. O grande legado desse novo Ecoponto é o aprendizado, além dos ensinamentos que todos que passarão por aqui irão receber. É um espaço incrível”, disse o Prefeito.
O programa de educação, coordenado pela concessionária CSO Ambiental, aborda durante as visitas temas como a redução do impacto ambiental. O espaço ainda realiza oficinas de recicláveis para confecção de brinquedos e outros itens.
No Ecoponto 9 o munícipe aprende também um pouco mais sobre as estruturas de limpeza urbana utilizadas no município. No Centro de Educação Ambiental eles conhecem na prática a como colaborar para manutenção de uma cidade limpa, bem conservada e sustentável, através de um roteiro que aborda a necessidade de equilíbrio entre a sociedade e o meio ambiente.
“Mais do que prestar um serviço de excelência buscamos uma gestão comprometida com à educação, com à qualidade de vida e, que através da convergência entre poder público, CSO Ambiental e população, está fazendo de Salto uma cidade referência no cuidado com o meio ambiente”, ressaltou o diretor operacional do Grupo Corpus, João Paschoalini, durante a ocasião.
Participaram ainda da solenidade de inauguração o Presidente da Câmara, Lafaiete Pinheiro dos Santos; o secretário de Meio Ambiente Ângelo César Turqui Piva; o Diretor Administrativo do Grupo Corpus, André Lima; o representante da Corbes, Joaquim Silva, os vereadores José Benedito de Carvalho, Luiz Carlos Batista e Vinicius Saudino; a secretária da Educação, Fernanda Barbutto; e membros da equipe da CSO Ambiental. Ainda estiveram presentes, as diretoras das unidades educacionais do município.
Com quase dois mil metros quadrados no Ecoponto 9 o cidadão pode “jogar fora” podas de árvores, grandes móveis (sofás, restos de madeiras), pilhas e baterias, óleo de cozinha e eletrônicos, além de itens recicláveis utilizados no dia-a-dia como vidros, plásticos e latas de alumínio.
O local funciona de segunda a sábado, das 7h40 às 16 horas, na Avenida Marechal Eurico Gaspar Dutra, 120, Jardim Bandeirantes. O uso é gratuito!