Corpus - Saneamento e Obras

Portal Corpus

Compartilhe:

O máximo reaproveitamento dos resíduos

Solução resíduo zero é o uso da tecnologia e de práticas inovadoras de engenharia para alcançar a sustentabilidade.


Solução resíduo zero se baseia na adoção de práticas visando a não geração, a redução e a reutilização dos recursos naturais, que causam grande impacto no planeta. O objetivo é atuar de forma a minimizar o envio de resíduos para disposição final em aterros sanitários.
Nada mais é lixo. Ligado ao conceito de economia circular, inova com o tradicional método de produção de bens e consumo – matéria-prima, produção, consumo e resíduos – ao buscar estratégias que visam o máximo aproveitamento dos materiais para um desenvolvimento mais sustentável.
E quais são esses métodos?! Há diversos meios de utilizar o potencial dos resíduos por meio do técnicas de reaproveitamento dos materiais, a exemplo da compostagem, método natural de decomposição de materiais de origem animal, vegetal e industrial.
A circularidade dos resíduos orgânicos gera 21 vezes menos dióxido de carbono Co², principal gás causador do efeito estufa que os destinados em aterros sanitários, sem contar a segurança alimentar e a conservação do solo.
Outro método é a reciclagem. A segregação correta dos resíduos, como o plástico pós consumo, e seu envio para recicladoras, retornando à cadeia produtiva é uma alternativa viável e prática para substituição de diversos materiais, que vão desde tecidos até grandes peças usadas na engenharia e na medicina.
A reciclagem ainda é uma ótima opção para reduzir o custo e pode ser uma fonte acessória de renda.
Energia limpa, a tecnologia a favor do meio ambiente. Por meio da Usina de Valorização de Resíduos Sólidos (UVRSU), que faz a separação mecânica e manual dos resíduos orgânicos e seletivos.
O primeiro, como citado acima, é enviado para reaproveitamento. O restante dos materiais, que possui alto poder calorífero, é transformado em Combustível Derivado de Resíduos (CDR), fonte energética sustentável para os altos fornos de cimenteiras.
Já a Usina Termoelétrica gera energia elétrica a partir do biogás extraído do processo de decomposição da matéria orgânica dos resíduos destinados no local. É a responsabilidade da empresa em assumir um importante papel na redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE), e consequentemente, em oferecer créditos de carbono, para que clientes e parceiros.
Para finalizar, existe o processamento de entulhos e restos de construção civil. Eles são processados e viram agregados reciclados, com três tipos de granulometria que possibilitam o amplo reaproveitamento do material em obras civis.
Essas são somente algumas das tecnologias aplicadas à gestão integradas dos resíduos que possibilitam uma mudança de produção baseada no processo linear para o circular, cultivando um futuro melhor, com mais qualidade de vida e saúde para as gerações futuras.

Copyright © 2024 Corpus Saneamento e Obras Ltda. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade | Mapa do Site

Agência FG - Uma Agência Full Service que Faz Acontecer!