Corpus - Saneamento e Obras

Portal Corpus

Compartilhe:

Escolas recebem troféu por participação na Olimpíada da Reciclagem

Na manhã da última quarta-feira (13), as escolas municipais da Estância Turística de Salto foram premiadas pelo secretário municipal de Meio Ambiente, César Piva, pelo secretário municipal de Educação, José Carlos Grigoletto, juntamente com o gestor da CSO Ambiental, Luiz Paulo Vargas, pela participação na Olimpíadas da Reciclagem.

O troféu é uma forma de agradecer e premiar as unidades de ensino pelo empenho no projeto de educação ambiental, que em menos de uma semana conseguiu arrecadar para a cooperativa da cidade quase duas toneladas de materiais reciclados de ótima qualidade para valorização.

As três escolas que mais arrecadaram foram o CEMUS III, com 4,25 metros cúbicos, CEMUS VII, que reuniu 3,5 metros cúbicos, e o CEMUS VI , angariando 3,25 metros cúbicos de materiais recicláveis.

Na ocasião, Grigoletto ressaltou que a ação é importante pois, além de contribuir com o meio ambiente e aumentar a vida útil do aterro sanitário da cidade, ela desenvolve nas crianças uma atitude cidadã, a necessidade de participação efetiva na manutenção da cidade e estimula o consumo consciente, com reflexo em hábitos mais sustentáveis e saudáveis. “O conceito de levarmos coleta seletiva nas escolas vai continuar”, pontuou.

O secretário César Piva informou que a CSO irá iniciar a próxima fase de instalação do sistema de coleta soterrada, as lixeiras Meclix, nas próximas semanas, em frente as unidades CEMUS II, IV, VII, IX, X, XIII e XIV.

Coleta soterrada

A coleta soterrada é um conceito simples para recolher a produção de resíduos em grandes cidades de forma eficiente. São caixas de até 3 mil litros enterradas, onde o lixo é depositado e fica armazenado fora do alcance de pessoas, animais e mudanças climáticas. Evitando-se assim a contaminação do solo e contribuindo para uma paisagem visivelmente mais bonita.

Por meio de sondas, a empresa que utiliza esse equipamento é avisada quando a sua capacidade está no limite de armazenagem. Com menos viagens para coleta dos resíduos há também menos liberação de CO2, menor consumo de combustível e mais segurança aos profissionais envolvidos na operação, que não ficam em contato direto com o material descartado.

Em 2016 a cidade de Salto passou a utilizar o tecnologia para estimular a separação dos resíduos recicláveis por meio da CSO, empresa. Marco na gestão dos resíduos em Salto, a criação de oito ilhas ecológicas – pares de contêineres soterrados para destinação de lixo orgânico e reciclado – estimulou os cidadãos a participarem do programa de coleta seletiva.

O sucesso foi tão grande que, agora, a coleta seletiva por meio da utilização das caixas soterradas foi implantado em algumas escolas municipais e estimula boas práticas às futuras gerações.

Copyright © 2018 Corpus Saneamento e Obras Ltda. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade | Mapa do Site

Agência FG - Uma Agência Full Service que Faz Acontecer!