Corpus - Saneamento e Obras

Portal Corpus | 16.02.2018

Compartilhe:

Corpus apresenta estudo arqueológico para ampliação do aterro

Na manhã desta quinta-feira (15), as coordenadoras, diretoras e professores de escolas municipais de Indaiatuba participaram da palestra “Arqueologia e a Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro”, ministrada pela arqueóloga Maria Tereza Vieira Parente, da Arqueologika. O evento aconteceu no auditório do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

O encontro é parte das exigências para ampliação do aterro sanitário do município, que visa estimular o conhecimento e a preservação da história através do levantamento de vestígios deixados pelas antigas populações.

Presente no evento, o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, pontuou a importância do aterro sanitário para o município, que além de cumprir as leis de resíduos sólidos, contribui para a qualidade de vida dos cidadãos,  com o meio ambiente  e na geração de emprego e renda.

“Quando entrei na Prefeitura, em 1997, o local era um lixão a céu aberto e cerca de 50 pessoas moravam na região. Uma tristeza.  Houve todo um processo de adequação do local, passamos de lixão para aterro controlado e, hoje, o aterro é considerado um dos melhores de São Paulo. Só no Centro de Triagem são 25 funcionários e toda a renda da venda do material reciclável vai para as obras do Funssol(Fundo Social de Solidariedade)”, contou.

A empresa Arqueologika foi a responsável pelo mapeamento do terreno onde se pretende ampliar o aterro de Indaiatuba, que fica próximo à Fazenda Espírito Santo. Durante o estudo foram realizadas pequenas escavações ao longo de todo a área e sedimentos coletados para amostra. Não foram encontrados nenhum vestígio de sítio arqueológico.

O encontro também contou com uma apresentação da gerente de desenvolvimento da Corpus, Suzane Gomes, que falou sobre a empresa e suas inovações adquiridas, como o primeiro caminhão elétrico de coleta de lixo de produção em massa.

Visita ao aterro

Após explanação, as docentes participaram de uma visita ao aterro sanitário, onde puderam conhecer um pouco mais sobre o  funcionamento do local, aprender sobre a destinação do lixo em Indaiatuba e todo o processo envolvido na construção e manutenção de um aterro sanitário.

Na visita, os participantes acompanharam de perto o funcionamento do local e foram apresentados ao novo espaço do aterro. Em obras, o local foi idealizado de forma a atender tanto treinamentos tradicionais, quanto experiências em educação ambiental por meio de arte e ciência para encantar.

Copyright © 2018 Corpus Saneamento e Obras Ltda. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade | Mapa do Site

Agência FG - Uma Agência Full Service que Faz Acontecer!