Corpus - Saneamento e Obras

Portal Corpus

Compartilhe:

Tecnologias verdes: como elas colaboram para economia circular?

Repensar produtos e serviços levando-se em conta a sustentabilidade não é um trabalho fácil. A economia circular, para ser efetiva, precisa também de viabilidade financeira e aplicação técnica.

No Grupo Corpus buscamos ofertar soluções viáveis e atreladas ao cumprimento das agendas ESG, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A gestão adequada dos resíduos colabora com 12 dos 17 objetivos dispostos no pacto global.

Energia limpa?! Temos. Demanda crescente com o avanço no consumo de energia por meio de sistemas de Inteligência Artificial e novas tecnologias. Por meio da transformação dos gases gerados pela decomposição dos resíduos em Biogás geramos energia limpa.

Contribuímos também por meio da transformação de resíduos domiciliares, que possui alto poder calorífero, em Combustível Derivado de Resíduos (CDR), fonte energética sustentável para os altos fornos de cimenteiras.

Ao se apontar o uso das inovações, vale salientar a aplicação da Tecnologia das Coisas (IoT) na gestão de resíduos. Previsibilidade, auxílio na tomada de decisões, redução de custos operacionais e ganhos ambientais são alguns dos benefícios.

Na empresa, ela tem sido cada dia mais usada no suporte operacional. Um case de sucesso da tecnologia é o seu uso em planos de arborização. Após o mapeamento, as árvores são cadastradas e, por meio de uma análise completa se identifica os potenciais riscos, se prevê um plano de ação com podas programadas ou, até mesmo, a retirada e substituição de algumas unidades.

Outra aplicação, são nos contêineres subterrâneos ofertados pela empresa. Eles podem vir acrescidas de sensores volumétricos, que emitem um alerta quando a cuba atinge 75% da sua capacidade de armazenamento. O sistema criado permite ainda a concepção de rotas dinâmicas para a coleta dos materiais, evitando-se viagens desnecessárias e, mais uma vez, a redução de emissão de gases de efeito estufa.

Ainda se falando em tecnologias e preservação ambiental, outro equipamento utilizado é a Capina a Vapor, que elimina pragas e ervas daninhas que crescem no meio fio de guias e pavimentações em geral. O sistema dela utiliza vapor d’água – atinge 180°c – para secar as indesejadas plantas. Um equipamento livre de produtos químicos e herbicidas.

Não se pode deixar de ressaltar o processo de Compostagem. A transformação de resíduos orgânicos em fertilizantes, além de gerar insumo para produção de novos alimentos, contribuir para a segurança alimentar e a preservação do solo, ajuda na redução da emissão de gases do efeito estufa (GEE), emitindo 21 vezes menos metano que os resíduos dispostos em aterros sanitários.

Finalizando, a produção de plástico pós-consumo, com diversas possibilidades de aplicação, como por exemplo em mulching para lavouras, faz parte do cotidiano do Grupo. Parte dos resíduos plásticos recolhidos na empresa voltam como sanitos e apoiam o serviço de varrição. A circularidade do plástico também pode ser ofertada aos nossos clientes, inclusive em granulometria personalizada para usos diversos no retorno as fábricas para geração de novos produtos.

Venha fazer parte dessa mudança com ganhos ESG. Ligue (19) 3825-5050 ou clique aqui e peça o seu orçamento.

Copyright © 2024 Corpus Saneamento e Obras Ltda. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade | Mapa do Site

Agência FG - Uma Agência Full Service que Faz Acontecer!